CONFIRA O FUTURO NO MUNDO DOS CELULARES NESTE ANO

Apesar do ano incomum que foi 2020 a evolução tecnológica seguiu a todo vapor. Em contrapartida, em 2021 talvez não será um ano de mudanças extremas nesse universo, mas podemos sim esperar grandes lançamentos neste ano. O Explana Salvador listou abaixo alguns dos principais smartphones mais esperados para a nova temporada.

Samsung Galaxy Z Flip 3

Nos últimos anos tem crescido e retornado ao mercado tecnológico os aparelhos dobráveis como o legendário Motorola Razr dos anos 2000, contudo, o primeiro smartphone dobrável que foi colocado à venda é o Flexpai, da Royole, em 2019. Naquela mesma época a Samsung lançou o seu primeiro celular dobrável o Galaxy Fold, que chegou em setembro e revolucionou ainda mais o universo dos smartphones. No ano seguinte a empresa sul-coreana trouxe outro dispositivo com o mesmo formato e uma nova linha chamada de Galaxy Z Flip.

O próximo modelo da categoria tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2021 apresentando algumas melhorias como a tecnologia 5G que provavelmente será ofertada em um dispositivo premium, mais caro, e outro aparelho mais barato terá o 4G disponível. Ainda são poucas as informações oficiais acerca do novo aparelho, mas é esperado que o modelo apresente duas câmeras, um display de 120Hz, além das tecnologias 4G e 5G. Espera-se também que ele seja satisfatório em relação a bateria, energia e câmera.

Samsung Galaxy Z Fold 3 ou Galaxy Z Fold FE

Já que mencionamos anteriormente a linha Fold da Samsung neste ano ela receberá um novo smartphone com lançamento para junho. Vale lembrar que quem estiver disposto a comprar deverá desembolsar uma quantia relativamente alta, tendo em vista que ainda é possível encontrar o modelo de 2019 acima da casa dos 10 mil reais.

O aparelho de 2021 conta assim como os outros da linha Fold uma dobra vertical, contudo, existe a expectativa de que o novo modelo seja compatível com a S Pen, assim como a linha Note, além de contar com uma classificação IP, isto é, resistência à respingos d’água ou submersão em água e à poeira, a depender do grau de proteção. Como todos os smartphones dobráveis o próximo Samsung Galaxy Fold também oferecerá dois displays e com telas de 7,55 polegadas na principal e na tela da tampa 6,21 polegadas. O próximo celular poderá apresentar um Qualcomm Snapdragon 875, 12 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento, ademais da tecnologia 5G. Nenhuma informação foi especulada sobre a capacidade da bateria, no entanto, o antecessor tem uma bateria de 4500mAh. Existe também uma expectativa acerca das câmeras que podem vir sob exibição, que nem nos aparelhos Galaxy S20.

iPhone 13

Após o lançamento do iPhone 12 todas as atenções dos fãs da Apple estão voltadas para o próximo telefone da maçãzinha. Nos últimos anos a empresa vem adotando aquele lema “time que está ganhando, não se mexe”, sendo assim é esperado algumas melhorias no aparelho, mas nada revolucionário em relação ao design. O lançamento seguirá o padrão da Apple que promove um evento na segunda semana de setembro, porém o antecessor foi revelado em outubro de 2020, então fica difícil saber ao certo quando será lançado o novo modelo.

É possível que o novo iPhone conte com quatro versões (mini, padrão, pro, pro max) e seguirá o mesmo padrão de valor dos últimos lançamentos da marca. Existe a expectativa que a tela do aparelho não conte com nenhum entalhe (notch), entretanto, não se sabe como a tecnologia do FaceID poderia ser utilizada. As quatro versões contarão com o monitor OLED e com taxa de atualização de 120Hz. As câmeras, sem dúvida, seguirão sendo extremamente potentes e profissionais e apresentarão alguma melhoria de maneira geral. O iPhone 13 já deve contar com a versão mais recente do software, o iOS 15, além do chip A15 e o 5G integrado.

Moto G10

Embora o Moto G9 tenha sido lançado recentemente, foi vazada em novembro uma suposta imagem do novo aparelho da linha G da Motorola, sendo muito parecido com o antecessor se não fosse o leitor de impressão digital que foi levado para a lateral do dispositivo. As informações ainda são primárias e não se sabe quase nada ao certo acerca do Moto G10, contudo, as atualizações nessa linha são extremamente aguardadas.

Samsung Galaxy S21, S21 Plus, S21 Ultra

Seguindo a rotina da Samsung é normal que eles lancem duas versões de aparelhos por ano, um deles é a linha S. É bem possível que o próximo aparelho da empresa sul-coreana siga a numeração e seja chamado de S21, contudo, ainda existe a possibilidade do S30 se tornar real. É esperado que amanhã (14) no evento Galaxy Unpacked o novo celular seja anunciado. No novo modelo é esperado um design de plástico e metal, além de alguma mudança na parte traseira do dispositivo, em especial, na caixa das câmeras que agora deve atingir as bordas.

É possível que os monitores sejam com a taxa de atualização de 120Hz, com 6,2 polegadas (S21 padrão), 6,7 polegadas (S21+) e 6,8 polegadas (S21 Ultra), sendo os dois primeiros em Full HD + e na versão mais premium o Quad HD é possível, além do suporte para a S Pen. As versões S21 e S21+ contarão com três câmeras, uma de 12 megapixels, outra para zoom ótico e uma câmera ultra-ampla. A versão Ultra contará com 4 câmeras traseiras, sendo a principal diferença a câmera principal que terá 108 megapixels, estabilização ótica (OIS), foco automático a laser e com uma câmera selfie de 40 MP. É capaz que a bateria da versão padrão seja de 4000mAh com carregamento de 25W, o S21+ pode ter uma bateria de 4800mAh e com o mesmo carregamento que a versão S21. Já o S21 Ultra terá a maior capacidade de bateria, 5000 mAh e 45W. Os aparelhos devem contar com versões de 12 e 16 GB de memória RAM e 128, 256 e 512 GB de armazenamento, existe ainda a possibilidade de não ter a opção de expansão da memória através de um cartão microSD. Todas as versões contarão possivelmente com um Exynos 2100 ou um Qualcomm Snapdragon 888, além da tecnologia 5G.

Vale ressaltar que todos os aparelhos apresentados nessa matéria ainda serão anunciados pelas suas respectivas fabricantes. Todas as informações contidas aqui são apenas rumores que podem se tornar realidade.

Por Ricardo Barbosa

Deixe um comentário