Onde a fé sempre fez parte da vida dos seus filhos e mesmo na dificuldade não deixaram de cultuar seus costume

Salvador Colônia – Foto bahiaturismo.com

Salvador é a primeira cidade brasileira e foi nela que começou o nosso amado Brasil, com a chegada dos Portugueses. Mesmo sabendo que aqui já existiam habitantes dos povos Tupi, Jê, Aruaque e Caraíba, os quais possuíam suas próprias crenças e costumes, os colonizadores resolveram impor seu credo e cultura, através do ensinamento dos padres jesuítas. Séculos se passaram dentro da história do nosso país, e com ela as religiões que fazem parte do nosso legado têm aumentado a cada dia.

No Brasil Colônia, era imposto a pratica do catolicismo, os índios donos dessa terra e os negros que foram trazidos da África escravizados, eram proibidos de cultuar seus Deuses e/ou Orixás. Mas mesmo assim, os escravos nunca deixaram de cultuá-los. Eles usavam as imagens dos Santos Católicos, os quais mais eram parecidos com seus Orixás, para poderem fazer suas orações e festas habituais. E foi a partir desse momento que surgiu o sincretismo religioso.

Foi no Brasil império, que chegou o Kardecismo no país. E ainda nesse mesmo período os franceses e holandeses tentaram enumeras vezes trazer o protestantismo (evangélicos) para cá. Tal ato não teve êxito, mas com a abertura dos portos durante boa parte do século XIX, a religião começou a ser difundida no país.

A prática de outras religiões, assim como do Candomblé, Kardecismo, Protestantismo, dentre outras que não eram ditas de prática “cristã”, eram proibidas de serem exercitas e seus praticantes foram perseguidos por muito tempo e até mesmo mortos, caso não rejeitassem a sua religião e acatassem Deus como o seu único ser supremo e onipotente.

Igreja do Senhor do Bonfim Bahia – Foto diairiodesalvador.com

Nos dias atuais o Brasil, tornou-se um país laico. Mas mesmo com essa realidade as religiões de matriz africana e até mesmo a Umbanda – a única religião brasileira, e tantas outras não católicas, ainda sofrem algum tipo de discriminação.

Em nosso país, até então as religiões ditas dominantes são a católica e evangélica. E mesmo algumas pessoas ditas católicas, acabam frequentando o Candomblé, na esperança de limpar a energia do corpo e até mesmo fazer oferendas para os Orixás na esperança de obterem caminhos abertos e prosperidade.

 Aqui na Bahia temos mais de 300 igrejas e podemos ir em uma igreja diferente em cada dia. Esse fato de muitas igrejas ocorreu devido cada fazenda do Brasil – Império ter uma Capela a qual com o passar do tempo acabou obtendo uma estrutura maior e as simples capelas acabaram virando maravilhosas igrejas. Também temos muitos templos de candomblé e umbanda (ditos terreiros), Kardecismo, igrejas evangélicas, presbiterianas, pentecostais, templo budista, igreja messiânica, templo judeu, dentre outros.

Nas próximas seis matérias será relatado um pouco sobre cada religião, que até então tem certa evidência na cidade de Salvador.

Por Chris Borges.

Deixe um comentário