Com os cabelos raspados, artista lança música para refletir sobre a masculinidade tóxica.

Após quase 1 ano e meio longe dos holofotes, o cantor Tiago Iorc voltou adotando os cabelos raspados. No entanto, o artista apresenta sua nova música Masculinidade, que traz em seus longos versos confessionais um recado de forma direta sobre o motivo do seu sumiço, como é dito nos primeiros versos:

“Eu tava numa de ficar sumido. Dinheiro, fama, tudo resolvido. Fingi que não, mas na verdade eu ligo. Eu me achava mó legal. Queria ser uma unanimidade. Eu quis provar minha virilidade. Eu duvidei da minha validade. Na insanidade virtual”.

Sua composição foi lançada nesta quinta-feira, 11 de novembro. Na letra desta primeira música inédita desde junho do ano passado, Iorc reflete sobre o conceito de virilidade enquanto relaciona medos e fragilidades.

Contudo, podemos lembrar que o mês de novembro é o período que os homens são homenageados e não só isso, eles também são alertados para cuidar da sua saúde e se prevenir contra o câncer de próstata. Mas, geralmente, o sexo masculino tem a fama de ser considerado como “cabeça dura”, pois eles não é preciso ir ao médico para se cuidar. Será que eles se acham imortais?

A questão é que os homens sempre estiveram em posição de liderança, criados para serem livres, politizados e escolherem o que deseja ser. Além disso, em hipótese algum, poderiam ser frágeis, pois esse comportamento só se qualificava para as mulheres. Sendo assim, eles construíam em suas mentes, ideais patriarcalistas e passam isso para seus filhos que se veem atualmente refletindo, como o cantor que traz na letra da música: “Aprendi que era errado ser sensível. Quanta inocência. Eu tive medo do meu feminino. Eu me tornei um homem reprimido”.

O que é ser homem pra você? É ser superior a mulher, se privar dos sentimentos castigando-se por calar sua fragilidade? O pai traz consigo essa referência da imagem masculina e acaba sendo limitado, pois a vivência e o autoconhecimento que ele teve proporcionou apenas o papel de provedor e dessa forma, consequentemente, não aprendeu a se expressar. Com isso, a música de Tiago Iorc com parceria da dupla Lux & Tróia discute a masculinidade tóxica e remete os versos que diz: “Por esses homens é preciso chorar. E perdoar…”.

O artista ainda provoca no final da letra, cantando suavemente: “Ser homem exige muito mais do que coragem. Muito mais do que masculinidade. Ser homem exige escolha, meu irmão. E aí?”. A mensagem de Tiago Iorc em Masculinidade é direta e passível a ser objetivo de reflexão social em tempos de insanidade virtual.

Foto da capa: Rafael Trindade/Divulgação

Por Lucas Lima

Deixe um comentário